Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio - Motor O2




A última sessão de 2017, para o Motor O2, tinha de ser especial e, com o espírito natalício a rondar-nos, decidi abraçar o vírus Alfa, uma vez mais. Meus senhores e minhas senhoras, definitivamente aquele que, para mim, é o carro do ano, o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio! Apesar de não estar na minha configuração preferida, a minha primeira reacção ao vê-lo foi um longo e sonoro: "Uau...". Adorei e ainda adoro, como não gostar?! (prometo que vou tentar acalmar o alfisti que há em mim, a partir de agora) Entrei dentro do carro e a primeira coisa que chamou logo à atenção foi a quantidade de detalhes em fibra de carbono (verdadeira, não película), seguida do revestimento em pele com costura de dois tons, de muito bom gosto, diga-se de passagem.

Antes de decidirmos qual o local que usaríamos para fotografar este Carro, fomos lavá-lo, o que se revelou frustrante dado que, a caminho do primeiro spot, a magnífica praia da Figueirinha, que contámos estar deserta àquela hora, cerca de 9h da manhã, passámos por um caminho enlameado que acabou por sujar o que tínhamos lavado... "Há-de ser nada!", pensei eu, numa altura em que ainda não adivinhava o palavreado que se soltou aquando da pós produção... É uma pena que o Sol nunca passe atrás da Serra da Arrábida, quando estamos na Figueirinha, o que me tornou mais difícil cumprir o objectivo da foto cliché na praia, mas não fez mal, ainda tínhamos a Sétima Bataria e,
em último caso, um outro spot.

Sair da Figueirinha para a Sétima Bataria implicou subir a Rampa da Arrábida, que voltou ao activo, em 2017, pelas mãos do Clube de Motorismo de Setúbal, e aqui o Rodrigo Hernandez mostrou-me a eficácia deste Quadrifoglio, algo que viria a conhecer em primeira mão, mas no sentido inverso. Chegados à Bataria, decidi fotografar o interior deste Giulia junto do Forte, dada a não intrusão de luz solar. Dá gosto fotografar um interior destes, não muito luxuoso, mas também não muito simples, com um toque de agressividade a acompanhar o exterior. Descemos ainda para a zona dos canhões, contudo, não estava a "sentir" o local, pelo que chegou a hora de saltar para o comando desta máquina e seguir em direcção a um spot conhecido por mim e pelo Hernandez...

A mágica descida da Rampa da Arrábida.

Não coloquei o carro em modo "RACE", com plena consciência da minha experiência automóvel, afinal, nunca tinha conduzido algo deste calibre e este Quadrifoglio tem fama de gostar de se virar contra o condutor. Mais tarde, a meio caminho, comecei a entender o porquê... A travagem é muito eficaz, não tendo notado qualquer fadiga, tendo em conta que estava a descer a rampa a uma velocidade... Acima do normal, digamos. O chassis... Já tinha conduzido três Giulias mais civilizados, sendo que o Veloce 2.0 280cv, por ser AWD, foi o mais eficaz até à data, com um eixo dianteiro muito incisivo e pensei que o Quadrifoglio poderia ter perdido um pouco desse comportamento... Como estava redondamente enganado. O chassis é de uma eficácia como ainda não tinha presenciado, muito neutro e capaz de transmitir alguma confiança, o que me levou a, em poucos metros, adoptar um ritmo elevado, sem ter medo de uma possível fuga de traseira, curva após curva, mesmo na zona da saída da pedreira, que, para quem conhece e sabe, está sempre com areia solta... A direcção dá-nos bastante feedback, o que é raro nos dias que correm. Mas deu para perceber que, estando em "RACE", não há margem para erros, temos de ser unos com o carro. Gosto imenso deste tipo de carros, desafiantes e ligados ao condutor! Bem podem imaginar, o sorriso rasgado que mantive na cara até sair da serra e entrar na Av. Luísa Todi, sem dúvida, um dos melhores momentos, se não o melhor, petrolhead de 2017, para mim!

Depois de passar a Av. Luísa Todi, entrei numa zona remota e fui experimentar o modo "RACE" num arranque não parado... O som emanado pela linha de escape aumentou vertiginosamente, senti o carro mais duro e a direcção um pouco mais pesada, dei três cliques para reduzir para 2ª e pisei o acelerador de forma gradual... Assim que me aproximei da redline dei outro clique e nesse mesmo momento (que rapidez) a 3ª entrou e eis que a traseira deu um ligeiro abanão, eixo dançarino, está visto! "Cliques?", perguntam vocês? Este "Trevo de Quatro Folhas" em particular, está equipado com a caixa sequencial ZF de 8 velocidades, que, em "RACE", se faz sentir nas trocas de passagens e nas reduções ainda mais agressivas, aumentando a emoção ao volante, de tal forma que já nem quero saber da caixa manual... Ultraje, eu sei! Mas este é daqueles carros, e isto é algo que tenho vindo a aperceber-me desde que me juntei ao Motor O2, em que faz sentido algo assim. É rápida, eficaz e não intrusiva para uma utilização de dia a dia, a melhor conjugação de dois mundos. E tira a diversão? Nem. Pensar. Toda a emoção ao volante se manteve, o gozo pela eficácia, também! Não esquecer, é apenas a opinião de uma pessoa que, há uns anos, não muitos, dizia que nunca na vida iria ter um carro com caixa automática... Agora, o caso mudou de figura...

Chegados ao último spot, tirei as últimas fotos desta sessão e aproveitei para olhar e admirar ainda mais o carro. Eu e o Hernandez estávamos completamente absortos com o calor que saía das grelhas do capot e pelas grelhas dos painéis laterais. Vendo o Giulia de frente, com as ondas de calor a dissiparem para cima e para os lados, passa-nos uma imagem de força bruta, adivinhando algo bastante fervoroso debaixo do capot, o que não é mentira, de todo. Levantámos o capot, construído em fibra de carbono, já agora, e admirámos ainda o portentoso 2.9 V6, bi-Turbo, oriundo de Maranello, segundo o que se diz... Pena o pó que se encontrava sobre a tampa do motor que, pelo menos, lhe confere um sinal de uso. E isso é bom, este Alfa Romeo não foi feito para permanecer numa garagem. Este carro pede, EXIGE, comanda que o usem, devagar ou rápido, de forma ordeira ou completamente hooligan, o condutor decide, apenas tem de o conduzir. Problemas no quotidiano? Conduz-se o Giulia Q. Nada para fazer? Conduz-se o Giulia Q. Não há tempo? Conduz-se o Giulia Q, na mesma. É este o tipo de carro que este Alfa Romeo é.

Não me alongo mais, afinal, cabe ao Rodrigo Hernandez a parte escrita deste ensaio, apenas, como admirador desta marca e, em especial, do Giulia, achei que tinha algo a dizer, não concordam? Que carro... Não se esqueçam de seguir o link em baixo para acederem ao ensaio e... Desejo-vos um excelente 2018, que este 2017, para mim, irá acabar da melhor maneira!



The last session of 2017, for Motor O2, had to be special, and with the holiday spirit going around, I decided to embrace the Alfa Virus once again. Ladies and gentlemen, definitely the one that, for me, is the car of the year, the Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio! Although not in my preferred configuration, my first reaction to seeing it was a long and lowd: "Wow ...". I loved it and still love it, how could I not like it?! (I promise I'll try to calm down the alfisti in me from now on.) I got in the car and the first thing that caught my eye was the amount of details in carbon fiber (true carbon fiber, not film), followed by leather coating with two-tone stitching, very tasteful, by the way.

Before we decided on the place we would use to photograph this Car, we went to wash it, which proved frustrating given that, on the way to the first spot, the magnificent beach of Figueirinha, which we hoped to be deserted at that time, around 9am, we went through a muddy path that ended up smudging what we had washed... "It will be nothing!" I thought, at a time when I still couldn't guess the f# words that were released during the post production... It's a pity that the Sun never goes behind Serra da Arrábida, when we are in Figueirinha, which made it harder for me to fulfill the purpose of the photo cliché on the beach, but it didn't hurt, we still had "Sétima Bataria" and, in the last case, another known spot.

Leaving from Figueirinha to "Sétima Bataria" meant to do the hillclimb of Arrábida, which returned to the active in 2017, by the hands of the Clube de Motorismo de Setúbal, and here Rodrigo Hernandez showed me the effectiveness of this Quadrifoglio, something that I would come to know in first hand. Arriving at Bataria, I decided to photograph the interior of this Giulia near the Fort, given the non-intrusion of sunlight. It gives a taste to photograph an interior like this one, not very luxurious, but also not very simple, with a touch of aggressiveness to match the outside looks. We still went down to the canyon area, but I was not "feeling" the place, so it was time to jump to the driver position of this machine and head towards a spot known by me and Hernandez...

Arrábida's Hillclimb.

I didn't selected the "RACE" mode, fully aware of my RWD's driving experience, after all, I had never driven anything this powerfull and this Quadrifoglio is known to enjoy turning against the driver. Later on the road, I began to understand why... The braking is very effective, not having noticed any fatigue, considering that I was descending the ramp at a speed... Above normal, say. The chassis... I had already driven three more civilized Giulias, the Veloce 2.0 280cv, being AWD, was the most effective to date, with a very sharp front axle and I thought the Quadrifoglio could have lost some of this behavior... How wrong he was. The chassis is as effective as I had not yet witnessed, very neutral and able to convey some confidence, which led me to, in a few meters, adopt a high pace without being afraid of a possible rear leak, curve after curve, even in the area of ​​the quarry's exit, which, for those who know and know, always have loose sand... The management gives us a lot of feedback, which is rare these days. But you can see that being in "RACE", there is no room for mistakes, we have to be with the car. I really like this type of car, challenging and connected to the driver! Well you can imagine, the ripped smile that I kept in my face until I left the mountain range and enter the Av. Luísa Todi, undoubtedly one of the best moments, if not the best, petrolhead of 2017, for me!

After passing Av. Luísa Todi, I entered a remote area and went to experience the "RACE" mode at a non-stop start ... The sound emanated from the exhaust line went louder, I felt the car harder and the steering a little heavier, I gave three clicks to get down to 2nd and I stepped on the accelerator gradually... As soon as I approached the redline I gave another click and at that same moment (this fast) the 3rd entered and, behold, the rear axle gave a slight shake, nervous, as you see! "Clicks?" You ask? This "Four Leaf Clover" in particular, is equipped with the sequential ZF 8-speed gearbox, which, in "RACE", makes an increase on feeling the changing of passages and the even more aggressive downshifts, increasing the emotion behind the wheel, such way I don't even want to know about the manual gearbox... Blasphemy, I know! But this is one of those cars, and this is something I've come to realize since joining Motor O2, in which it makes sense. It's fast, effective and non-intrusive for a daily use, the best combination of two worlds. And does it take down the fun? Not. Even. A. Single. Bit. All the excitement behind the wheel remained intact, and the enjoyment for effectiveness, too! Not to forget, it is only the opinion of a person who, years ago, not many, said that never in life would have a car with automatic gearbox... Now, the case has changed figure...

Arrived at the last spot, I took the last photos of this session and took the opportunity to look and admire the car even more. Hernandez and I were completely absorbed by the heat coming from the bonnet grilles and the side-panel grills. Seeing Giulia from the front, with the heat waves dissipating up and sides, gave us a brute force image, guessing something quite fervent was under the hood, which isn't a lie, at all. We raised the bonnet, built in carbon fiber, by the way, and we also admired the portentous 2.9 V6, bi-Turbo, from Maranello, according to what is said... Too bad the dust that was over the engine cover but, at least, it gives it a sign of use. And that's good because this Alfa Romeo wasn't meant to be a garage queen. This car asks, REQUIRES, commands to use it, slowly or fast, in an orderly or completely hooligan way, the driver decides, you just have to drive it. Problems in everyday life? You drive the Giulia Q. Nothing to do? You drive the Giulia Q. No time? The Giulia Q is meant to be driven. This is the type of car that this Alfa Romeo is.

I'll say no more, after all, it's Rodrigo Hernandez's part of this car review, just as an admirer of this brand and, especially, of Giulia, I thought I had something to say, don't you agree? What a car... Don't forget to follow the link below to go to the car review and... I wish you a great 2018, that this 2017, for me, will end in the best way!



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