Caterham 275 S



Ponto de Encontro, Quinta-Feira, 7h45min, Almada.

Tinha combinado anteriormente com dois amigos meus para me acompanharem e ajudarem neste ensaio muito especial, pelo que nos encontrámos em Almada para seguirmos juntos para o número 108 da Av. Miguel Bombarda. Felizmente, o trânsito não nos dificultou a viagem pelo que chegámos bem antes da hora programada. Lá fomos "queimar" tempo, primeiro, babámos a vitrine do stand a apreciar o 275S que eu iria levar, depois tomámos um café... E visitámos o stand da Aston Martin que estava ali ao virar da esquina, coisa perfeitamente normal para quem gosta de carros, não é? Se bem que, aquando dessa visita, o que realmente me chamou à atenção foi o aspecto de um Peugeot 106 GTI que ali estava estacionado, de origem! Admito, sou incorrigível, adoro estes pequenos diabretes e viro um puto autêntico quando os vejo! Bem, já estava quase na hora, voltámos ao stand, e os meus amigos seguiram para o ponto de encontro, no Autódromo do Estoril.


Eis que chega o "mentor" deste stand e um dos principais motivadores para a presença da Morgan e da Caterham em Portugal, o Sr. Jorge Monteiro. Já passou quase um ano desde a última vez que falámos e que tinha culminado numa manhã muito engraçada, ao volante de um Morgan 3 Wheeler, uma das experiências mais inesquecíveis que alguma vez tive... A par do Caterham 275S que fui buscar naquele momento. Metemos a conversa em dia e fizemos um pequeno briefing sobre o Caterham, até que chegou ao momento de entrar no carro para seguir o meu caminho... Não sou acrobata, mas acreditem, senti-me como um! Perna direita lá para dentro, sentar-me na consola central, apoiar-me no rollbar, perna esquerda lá para dentro, deixar deslizar para dentro e... Que posição de condução perfeita! Ok, quase perfeita, só um pequeno ajuste para afastar o banco... Agora sim, perfeita! E estranha, o volante Momo, que vem neste pack S, é realmente muito pequeno, "veremos como se porta na condução", pensei eu. Estava muito bem sentado, com uma envolvência muito boa por parte do banco, os apoios de braço à altura adequada e toda a instrumentação visível... Pena que não possa dizer o mesmo da ventilação, que só descobri quando reparei no botão dedicado... E olhei lá para baixo, no habitáculo. Engraçado o tablier, não existem manetes mas sim interruptores, muitos. Um para o limpa vidros, outro para os piscas (que tinha um som algo irritante quando os accionávamos, mas é compreensível, dado o sistema utilizado e o som emanado do escape), outro para o desembaciador, outro para as luzes, a buzina era um botão preto, situado do lado esquerdo e um botão START, vermelho, ali do lado direito. Carreguei logo nesse e o Caterham ganhou vida! Lá abandonei o Stand, com muito cuidado para que o 275S não raspasse por baixo, e segui para o Estoril.

As primeiras impressões.

Mal saí do stand, deparei-me com um ambiente muito idêntico ao de quando saí com o 3 Wheeler. O Efeito "neck breaker". Perfeitamente normal, não é? Afinal, o cocktail Caterham, pintura verde com lista amarela e um ruído de motor nada social passa perfeitamente despercebido na via pública, claramente! Mas vamos lá desligar do mundo lá fora e falar dos primeiros minutos de condução. A embraiagem tem um curso e peso ideais, o acelerador revelou-se bastante directo e bem afinado, a direcção, apesar de não assistida, tem o peso ideal, sendo directa e precisa, sendo que, num instante, esqueci o tamanho do volante que tanto critiquei no início! A travagem, devido à falta de um servofreio, revelou-se bastante dura, mas foi uma questão de hábito. Quando dei por mim, estava a chegar à Praça de Espanha e já perfeitamente habituado a este Caterham! Quer dizer... Mais ou menos, ainda hoje me causa confusão olhar para o lado e ver... O puxador da porta do carro que parou a meu lado. Que posição de condução muito baixa, a ver-se o longo capot deste chassis SV. ADORO.

Tinha decido apanhar a A5 e ir por aí direito ao Autódromo do Estoril, para o ponto de encontro da sessão fotográfica, mas... Ups! Virei "POR ENGANO" para Monsanto... Bem, que sacrifício, aproveitei para perceber como se porta a travagem, motor e caixa, e chassis em ritmos... Mais vivos, digamos. Um autêntico martírio, fiquei profundamente chateado por me "enganar" no caminho... A resposta do motor, quer em baixo ou médio regime, é soberba, fazendo com que este Caterham saia disparado da curva assim como permite obter uma progressão de velocidade bastante rápida em "esses". A travagem, parece apenas funcionar a 100% quando adopto um ritmo mais vivo, não se notando o peso do pedal, que já tinha referido, e também apercebi-me de um (muito) bom equilíbrio, sem qualquer descompensação, mesmo provocando este diabrete. A caixa, é deliciosa, colocada no sítio correcto, a pouca distância do volante, tem um tacto mecânico muito agradável e o seu curso é bastante curto, sendo, também, bastante precisa e muito bem escalonada para este motor, notando-se uma aposta na resposta e aceleração, do que propriamente em velocidade de ponta. E isso agrada-me, imenso. O chassis, aliado à direcção precisa e directa, permite uma entrada em curva bastante incisiva, mantendo um comportamento neutro à medida que percorro o apex da curva, permitindo controlar com bastante facilidade alguma sobreviragem que aconteça, provocada ou não, mantendo este 275S sempre dentro daquela que penso ser a linha ideal para descrever a curva. A isto tudo, alio o som delicioso deste 1.6L SIGMA, da Ford e, nesse momento, comecei a entender a real fórmula do Sr. Colin Chapman, "Simplify, then add Lightness". Não nos podemos esquecer, são apenas 140cv... Para cerca de 540kg! Acima de tudo, toda esta descrição leva a uma única palavra: "diversão". É o que obtemos com as coisas mais simples que a vida nos oferece, e tal acontece aqui, com um "simples" automóvel. Não há ajudas electrónicas para tracção ou estabilidade, não há ABS, não há airbags, tudo manual, puro e duro! Este bocado no Monsanto foi um bom augúrio para o resto do dia...

Entrei na A5 e segui rumo ao Estoril, já que ainda gostaria de ter tempo para dar uma volta pela Lagoa Azul, Guincho e almoçar no Restaurante de um grande amigo meu, com vista privilegiada para este Caterham. Além disso, os meus amigos já estavam à minha espera para darmos início à sessão! A viagem pela A5 foi estranhamente confortável, creio que as portas de lona, do pack S, ajudaram a evitar que houvesse intrusão de ar no habitáculo, e o baixo peso e o (muito) bom escalonamento da caixa permitiram reprisar com bastante rapidez. Mas que fique claro uma coisa, não é esta a praia do Caterham, este carro precisa de estradas nacionais e quanto mais sinuosas... Melhor! A placa a indicar a saída para o Autódromo do Estoril apareceu...

A sessão e os pormenores.

Chegado ao Autódromo dirigi-me para as traseiras das bancadas da recta, para aproveitar a arquitectura como fundo, o túnel das garagens e ainda uns pannings que saíram pela mão do meu bom amigo João Dimas, a quem tenho muito a agradecer a ajuda, mas deixarei isso para o fim! Não foi difícil colocar e encaixar este 275S neste ambiente, dados os tons neutros do fundo e o esquema cromático a lembrar o livery do Lotus 25, vencedor de 14 Grandes Prémios do Campeonato Mundial, nas mãos do lendário Jim Clark. Foi neste momento que começámos a reparar nos pormenores deste Caterham, com mais atenção.

A chave, trabalhada em alumínio, de forma a criar o número 7, alusivo ao Lotus Seven, foi o detalhe que mais gostei e vem com o pack S! Sem dúvida um pormenor inesperado e que até dá um certo gozo de ver. No interior comecei a reparar no nome Caterham gravado nos encostos de cabeça, nos pontos de fixação das portas com colchetes de pressão, portas essas que têm um apoio de braço incorporado, na manete em alumínio, de óptima pega, nos filamentos de desembaciamento do visor dianteiro, entre outros. Passando para o exterior, reparei no tampo de combustível Aero, que vem no pack S, destaca-se no meio do British Racing Green, assim como a roda suplente montada atrás, reparei também nas belíssimas jantes Classic de 14'', que encaixam na perfeição neste conjunto, na linha de escape bem visível do lado do passageiro (e um trauma para este indivíduo, também, não é Dimas?), nos pontos de fixação do capot, que comecei logo a desmontar... O capot é muito, mas muito leve, afinal, é feito de uma folha bem fina de alumínio (lembrem-se que o mote é a redução de peso), peguei nele com a ajuda de um outro amigo e encostámos com muito cuidado aquele capot, afinal, não queríamos nada danificado. O cofre é interessante, tendo imenso espaço para fazer uma manutenção mais profunda. Reparei na bateria Banner, tubagens em silicone, um colector de escape interessante e, tomando mais atenção, pude ver a buzina dupla e o logo "Caterham Motorsport" numa barra de reforço. Na frente, conseguimos ver os triângulos de suspensão, amortecedores e molas, sendo que esta separação torna-se muito engraçada de ver quando estamos a conduzir! É um pequeno carro, sem dúvida, mas neste caso não é o tamanho que importa, e sim o conteúdo, e é precisamente neste ponto que a Caterham ganha imensos pontos.

Depois de conhecer este 275S ao pormenor, o tempo já tinha voado e decidimos seguir para o almoço.

Uma passagem pela Lagoa Azul, Guincho, Cascais e a paragem no Montecarlo.

*Piii* Acendeu a luz da reserva, que chatice! Felizmente existe uma BP em Sintra pelo que segui para lá, com o meu amigo Dimas a pendura. Foi muito giro ver a atenção que os miúdos e graúdos davam ao Caterham, que estava parado na bomba enquanto eu estava na fila para pagar umas litrosas de 98 Ultimate (pode levar 95, mas é aconselhável a 98), afinal, este "menino" precisa de ser bem alimentado, não é? É bom ver que ao fim de 60 anos o Seven continua a chamar à atenção dos amantes de automóveis! Fechado o tampo Aero, seguimos viagem para o Restaurante Montecarlo, cujo dono é um grande amigo meu. A Lagoa Azul aproxima-se...

A entrada na estrada da Lagoa foi calma, mas assim que apareceram as primeiras curvas... Não pude evitar, tinha de explorar o Caterham! Tal como tinha percebido no Monsanto, conduzir este 275S é um regalo para os sentidos, entrar na curva, provocar a traseira, sentir o peso da direcção e travagem, sentir todos os desníveis da estrada... Assim sim, prazer de condução! Mesmo o Dimas, indo a pendura, ia divertidíssimo com a forma como atravessámos a Lagoa Azul direitos ao Guincho, tanto que, indo ele do lado da linha de escape, só exclamava: "Wooooo... Pipocas!!! Parece uma rola, ah, ah, ah!"! E não é que parecia mesmo? Ah, ah, ah! Nunca fiz esta estrada com tanta diversão ao volante como neste dia, sem dúvida!

Foi muito bom, o bocado a ritmos mais vivos na Lagoa Azul, mas chegámos ao Guincho e chegou a hora de acalmar, afinal, não queria gastar todas as litrosas até ao restaurante... E também havia mais movimento. Segurança acima de tudo! Incrível como este carro permite ter os dois lados da moeda, tanto nos diverte ao subir os níveis de adrenalina, como, neste caso, nos dá prazer em simplesmente o conduzir, calmamente. Senti-me bem, ali, bem encaixado no banco, com aquela posição de condução perfeita, a ouvir a rouquidão do motor SIGMA em baixo regime e a usufruir da sua agradável disponibilidade em qualquer regime. Era exactamente isso que íamos a comentar, eu e o Dimas, isso e os constantes olhares fixos no verde e amarelo. Começou novamente o síndrome do mirone. Nada contra, faz parte! Apenas... É esquisito, não estou habituado! Mas fiz algo que não me importei nada em fazer, sempre que via um miúdo a apontar para o Caterham e a chamar à atenção dos pais, uma rápida troca de 5ª para 2ª acontecia e um certo acelerador sentia mais peso... Felicidade estampada nas caras deles... E na minha! Chegámos à marina de Cascais e o síndrome do mirone intensificou, tanto que até o Dimas comentou: "Rodrigo, as pessoas não páram de olhar...", eu já nem ligava, já estava mentalizado desse factor, e parado na passadeira, à espera que os peões passassem, comecei a pensar que até ali sentia-me bem a conduzir, até naquele trânsito na hora de almoço. O Dimas voltou a chamar-me à atenção para um rapaz que ia a atravessar a passadeira, estava a gesticular para dar uma pisadela no acelerador. Bem que sacrifício... Boas acções foram distribuídas ao longo desta viagem para o restaurante Montecarlo! E algumas más, vá, confesso, como um susto que preguei a um motociclista que se atravessou à frente do 275S e deu duas aceleradelas, quando estava parado no semáforo depois do Casino do Estoril... Respondi-lhe com duas aceleradelas também e assustei o pobre coitado... Mas antes que me critiquem, saiu o típico gesto: "Fixe!" da mão do condutor da mota!

Que volta épica e divertida, mas acabou, chegámos ao Restaurante Montecarlo, onde nos encontrámos com outro meu amigo (cujo carro irei fotografar num futuro próximo, por isso, estejam atentos!) que trouxe diversão no nosso regresso ao Estoril, mas isso fica para depois. A nossa mesa na esplanada permitiu-nos degustar um muito bom Lombo ao alhinho, enquanto apreciávamos as linhas intemporais do Caterham, que estava logo ali, ao lado. Impressionante, como um desenho com 60 anos em cima sofreu poucas alterações e ainda hoje nos mantém a sonhar. Impressionante como nos sentimos uns autênticos miúdos na presença de... Um autêntico brinquedo! É mesmo isso, um brinquedo para adultos, que se sentem uns miúdos! Acho que acabei de resumir correctamente este Caterham 275S, não concordam?

O FIM

Foi um rico almoço, deu-nos forças para voltarmos ao Estoril e lá arrancámos, desta vez levei o meu amigo Joel comigo e o Vivas seguiu no seu MX-5, com o Dimas. Chegados ao Guincho, tivemos um momento petrolhead muito giro, com uma caravana de 3 roadsters muito famosos, à minha frente seguia um MG B e atrás vinha o MX-5 do Vivas, cada qual com o seu ronco característico, nunca o Guincho foi tão épico, para mim! O MG B despediu-se de nós no fim da estrada costeira do Guincho e a restante viagem foi relativamente tranquila, com o Vivas a mostrar-se bem entusiasmado ao volante quando passámos a Lagoa Azul... Eu disse relativamente! Chegámos ao Estoril para mais umas rolling shots e mais uma dose de contemplação desta diabrura em forma de automóvel. Que dia que estava a ser, mas tinha chegado a hora de o entregar o Caterham ao stand. Despedi-me do Vivas e enveredei novamente pela A5, desta vez com o Dimas a meu lado, já que o Joel teve de ir buscar o carro dele. Aproveitei que o trânsito ainda se encontrava fluído e meti em mente que queria acabar o dia com mais uma brincadeira. Ora, um automóvel barulhento e um Túnel do Marquês? Só se estraga uma casa... Com algumas aceleradelas pelo meio... A ensurdecerem o trânsito... Nada demais, perfeitamente natural!

Número 108 da Av. Miguel Bombarda à vista, assim chegou ao fim aquele que foi um dos dias mais épicos da minha vida, e uma das experiências de condução mais vivas que alguma vez tive. Queria contar muito mais, mas correria o risco de piorar o que já aconteceu, obter um texto demasiado longo... Penso que me compreendem, afinal, não são todos os dias que temos experiências como esta! Espero que tenham gostado, quer das fotos, quer do texto, e não se esqueçam de deixar o vosso comentário aí em baixo e partilhar este artigo!

Por fim, deixo um Muito Obrigado à Caterham Cars Portugal, muito obrigado pelo convite que me fizeram no passado Salão Motorclássico que me permitiu obter esta experiência de uma vida! Agora, finalmente, posso dizer que sei o que é um Caterham e, quem sabe, se no futuro não serei o feliz proprietário de um!

Também quero agradecer ao Joel por nos ter feito companhia, ao Vivas por trazer o bom humor dele para esta "festa", ao Restaurante Montecarlo por não nos ter desiludido, uma vez mais, e, por fim, ao Dimas, pela ajuda que me deu e tem dado no desenvolvimento deste ensaio!


Especificações Técnicas

MOTOR
_____________________________________
Ford SIGMA

Tipo
4 Cilindros em linha
16V DOHC
cárter húmido
longitudinal
Cilindrada
1596cc
Alimentação
Injecção Electrónica, Gasolina 95
Potência
137cv às 6800rpm
Binário
165Nm às 4100rpm
Regime máximo
6800rpm
Consumo Combinado Anunciado
6,2L/100km (caixa de 5)
6.3L/100km (caixa de 6)
Emissões
144g/km (caixa de 5)
147g/km (caixa de 6)

TRAVAGEM
_____________________________________
Dianteira
Discos (ventilados e de 4 pistões como opcional)
Traseira
Discos

SUSPENSÃO
_____________________________________
Dianteira
Independente de triângulos sobrepostos, com barra estabilizadora
Molas em amortecedores Caterham Bilstein
Traseira
Eixo Dedion Semi-independente com braços transversais e A-frame

DIMENSÕES
_____________________________________
Comprimento
3100mm (chassis S3)
3300mm (chassis SV)
Largura
1575mm (chassis S3)
1685mm (chassis SV)
Altura 
990mm (chassis S3)
1015mm (chassis SV)
Largura interior
930mm (chassis S3)
1110mm (chassis SV)
Capacidade da mala
120L (chassis S3)
130L (chassis SV)
Capacidade do depósito
32L (chassis S3)
36L (chassis SV)
Rodas
185/60R14 (Avon ZTS)


PERFORMANCES
_____________________________________
0-100km/h 
5,0s
Velocidade máxima
196km/h

PREÇO
_____________________________________
Caterham 275 disponível a partir de 43.000€
Cerca de 48.000€ (Versão ensaiada com Pack S)
Cerca de 52.000€ (Pack R)



Meeting Point, Thursday, 7:45am, Almada.

I arranged with two friends of mine to accompany me and help in this very special car review, so we met in Almada and went together to the number 108 of Av. Miguel Bombarda. Fortunately, there was no car jam and we arrived way earlier than expected. So early we decided to "burn" some time, first we drooled at the window of the stand, watching the 275S I would take, then we had a coffee ... And We visited the Aston Martin stand that was just around the corner, a perfectly normal thing for those who like cars, right? Although, at the time of that visit, what really caught my attention was a Peugeot 106 GTI that was parked near us, in stock condition! I admit, I'm incorrigible, I love these little basterds with wheels and I become a seriously annoying kid when I see them! Well, it was almost time, so we went back to Caterham's stand, and my friends went to the meeting point at the Estoril Circuit.
And there arrived the "mentor" of this stand and one of the main motivators for the presence of Morgan and Caterham in Portugal, Jorge Monteiro. It's been almost a year since we last met and it ended on a very remarkable morning driving a Morgan 3 Wheeler, one of the most unforgettable experiences I've ever had... Along with the Caterham 275S that I picked for this review. We got into some conversation and did a little briefing about this Caterham. The moment to enter the car and leave, arrived... I'm not an acrobat, but believe me, I felt like one! Right leg inside, sitting in the center console, grabbing the rollbar, left leg inside, just letting the body slip in and... What a perfect driving position! Ok, almost perfect, just a little adjustment on the seat... Perfect! And strangely, the Momo steering wheel, which comes in this S pack, is actually quite small, "We'll see how it behaves while on the road", I thought. I was well accommodated, the armrests were at the right height and all the instrumentation was visible... Too bad I can’t say the same about ventilation, which I only discovered when I noticed the dedicated button for it and looked down into the central dash. The dashboard is funny, there are no levers but many switches. One for the window cleaner, another for the blinkers (which had a rather annoying sound when we turned them on, but it is understandable given the system used and the exhaust sound), another for the defogger, another for the lights, the horn was a black button on the left side and a red START button on the right side. I pressed it right away and this Caterham came to life! I left the Stand, very carefully so that the 275S did not shave underneath, and I went to Estoril.

First impressions.

As soon as I left the stand, I came across a very similar environment to when I went out with the 3 Wheeler. The neck breaker effect. Perfectly normal, isn’t it? After all, the cocktail made of Caterham, green paint with a vivid yellow list and a nothing social friendly engine noise goes perfectly unnoticed on the public road, clearly! But let's disconnect from the outside world and talk about the first few minutes of driving. The clutch has an ideal stroke and weight, the throttle is very direct and well tuned, the steering, although not assisted, has the ideal weight, being direct and precise, and in a moment I forgot about the size of the steering wheel that I criticized at the beginning of this text! Braking, due to the lack of a servo brake, proved to be quite hard, but it was just a matter of habit. When I realized, I was reaching the Praça de Espanha and already perfectly used to this Caterham! I mean... More or less, even today it causes me confusion to look outside and see ... The door handle of the car that stopped next to me. What a very low driving position, seing the long bonnet of this SV chassis. LOVE IT.

I had decided to take the highway and go straight to Estoril Circuit, for the meeting point of the photo shoot, but... Oops! I turned "WRONGLY" to Monsanto... Well, what a sacrifice, I took the opportunity to understand how the brakes, the engine and gearbox, and the chassis would behave at... More alive driving, shall we say. A real martyrdom, I was deeply annoyed for having a mistake in my travel to Estoril… Engine’s response, either in low or medium RPM, is superb, causing this Caterham to jump off the curve as well as to achieve a fairly speedy progression on “S” turns. The braking seems to only work at 100% when I adopt an aggressive rhythm, because I wouldn’t notice the weight of the pedal, which I had already mentioned, and also noticed a (very) good balance, without any decompensation, even provoking this devilish car. The gearbox is delicious, placed in the right place, at a short distance from the steering wheel, has a very nice mechanical feel and its course is quite short, being also quite precise and well tuned for this engine, improving it in response and acceleration, rather than in top speed. And I like it, a lot. The chassis, coupled with the precise and direct steering, allows a very sharp corner entry, maintaining a neutral behavior as we go through the apex, allowing to easily control any oversteer that occurs, provoked or not, keeping this 275S always inside in what I think is the ideal line to describe the turn. To this I ally the delightful sound of this Ford's 1.6L SIGMA and I began to understand Mr. Colin Chapman's actual formula, “Simplify, then add Lightness.” Let's not forget, it's only 140hp ... For about 540kg! Above all, this whole description leads to a single word: "fun." That's what we get with the simplest things life offers us, and it happens here, with a "simple" car. There are no electronic aids for traction or stability, there is no ABS, there are no airbags, everything is manual, pure and hard! This moment at Monsanto showed what would be expecting me for the rest of the day…

I entered the highway (no mistakes now) and headed towards Estoril, since I still wanted to take the time to take a ride through Lagoa Azul, Guincho and have lunch in the Restaurant of a great friend of mine, with a privileged view for this Caterham. In addition, my friends were already waiting for me to start the session! Travelling in the highway was strangely comfortable, I believe that the S-pack's doors helped to prevent air intrusion, and the low weight and (very) well tuned gearbox turned it to be easy to control and regain speed. But let's make one thing clear, this is not Caterham's habitat, this car needs normal roads and the more winding... The better! The sign indicating the exit for Estoril Circuit appeared ...

The session and the details.

Arriving at the Circuit, I went to the back of the benches next to the main straight, to take advantage of the architecture as a background, the tunnel of the garages and still do some pannings that I left for my good friend João Dimas, to whom I have much to thank the aid he gave, but I'll leave it to the end! It was not difficult to fit this 275S in this environment, given the neutral tones of the background and the chromatic scheme remembering the livery of the Lotus 25, winner of 14 World Championship Grand Prix, at the hands of the legendary Jim Clark. It was at this point that we began to pay attention to the details of this Caterham.

The key, worked in aluminum, recreating the number 7, allusive to the Lotus Seven, was the detail that I liked most and it comes with the pack S! Undoubtedly an unexpected detail that gives a certain enjoyment to see. Inside I began to notice the name Caterham engraved on the headrests, at the points of fixation of the doors with pressure brackets, built-in armrests on the doors, the aluminum gear knob, with a nice handle, on the demisting filaments of the front visor, among others. Moving to the exterior, I noticed the Aero fuel cap, which comes in the S pack, stands out in the middle of the British Racing Green, as well as the spare wheel mounted in the rear, I also noticed the beautiful 14” Classic wheels that fit perfectly, the exhaust on the passenger side (that gave a trauma to Dimas, right mate?), at the points of fixation of the bonnet, which I began to immediately dismantle ... The bonnet is very, very light, after all, it’s made of a very thin sheet of aluminum (remember that the motto is weight reduction), I took it with the help of another friend and we put it aside very carefully, after all, we didn’t want to damage it. The engine bay is interesting, having plenty of space to do a deeper maintenance. Noticed the Banner battery, silicone tubing, an interesting exhaust manifold, and paying more attention, I could see the dual horns and the Caterham Motorsport logo on a reinforcing bar. At the front we can see the suspension triangles, shock absorbers and springs, and this separation becomes very funny to see when we are driving! It's a small car, no doubt, but in this case it's not the size that matters, but the content, and it's precisely at this point that Caterham earns huge points.

After knowing this 275S in detail, time had already flown and we decided to go for lunch.

A fly by through Lagoa Azul, Guincho, Cascais and the stop at Montecarlo.

* Piii * Low Fuel warning, what a bummer! Luckily there is a BP in Sintra so I headed there, with my friend Dimas at my side and Joel in his car. It was funny to see the attention people gave to the Caterham, standing at the pump while I was in line to pay some 98 Ultimate liters (it may take 95, but it is advisable to put 98), after all, this "boy" needs to be well fed, right? It's good to see that after sixty years the Seven continues to catch the attention of car lovers! Once I closed the Aero cap, we continued our trip to the Montecarlo Restaurant, whose owner is a close friend of mine. Lagoa Azul is approaching...

The entrance on the Lagoa Azul’s road was calm, but as soon as the first corners appeared ... I couldn’t help it, I had to explore the Caterham! As I had noticed at Monsanto, driving this 275S is a real pleasure for the senses, entering the turn, provoking the rear, feeling the weight of steering and braking, feeling all the unevenness of the road... That simple, driving pleasure! Even Dimas, just going in the passenger side, was very amused with the way we crossed the Lagoa Azul towards Guincho, so much that, going right next to exhaust line, he only exclaimed: "Wooooo ... Popcorn!!! Looks like a pidgeon, Ah, ah, ah!"! Agreed, ah, ah, ah! I've never done this road with so much fun behind the wheel like this day, no doubt at all!

It was very good, but we arrived at Guincho and we needed to calm down the spirit, after all, I didn’t want to spend all the liters just by going to the restaurant... And there was also more traffic. Security above all else! Incredible as this car allows you to have both sides of the coin, both amuses us when raising adrenaline levels, as in this case, gives us pleasure in just simply driving it quietly. I felt good, there, well fitted in the seat, with that perfect driving position, listening to the hoarseness of the SIGMA engine in low RPM and enjoying its pleasant availability response to the throttle. That was exactly what we were going to discuss, me and Dimas, that and the constant stares people gave to the green and yellow. Again the mirone syndrome. Nothing against, it's part of the fun! Just... Weird, I'm not used to it! But I did something that I did not care about doing, whenever I saw a kid pointing to the Caterham and calling his parents attention, a quick change from 5th to 2nd happened and a certain accelerator felt more weight... Happiness stamped on their faces... and mine! We arrived at Marina de Cascais and the mirone syndrome intensified, so much that even Dimas commented: "Rodrigo, people don’t stop looking ...", I didn’t even care, I was already used to it, and, stopped at the crosswalk waiting that the pedestrians would pass, I began to think that I was happy even by driving there with so much traffic in that lunch hour. Dimas drew my attention back to a young man who was going on the crosswalk gesturing to rev it hard. Well what a sacrifice... Good actions were distributed throughout this trip to the restaurant Montecarlo! And some of the baddies, I confess, as a scare that I gave to a biker who crossed in front of the 275S and gave two revs, when I was stopped at the traffic light after the Estoril Casino... I just answered him with two more revs and frightened the poor guy... But before you criticize me, a typical gesture came out from the hand of the biker: "Cool!"!

What an epic and fun trip, but it ended, we arrived at the Montecarlo Restaurant, where we met another friend (whose car I will photograph in the near future, so be tuned for it!) that brought fun on our return to Estoril, but I’ll tell about it later. Our table on the terrace allowed us to taste a very good pork chop with garlic while enjoying the timeless lines of the Caterham, which was right next to us. Impressive, as a 60 year old design has undergone few changes and still keeps us dreaming today. Impressive how we feel like authentic kids in the presence of... An authentic toy! That's right, a toy for men, that feel like kids! I think I just summed up this Caterham 275 correctly, don’t you agree?

THE END

It was a nice lunch, gaving us the strength to return to Estoril and there we took off, this time I rode with my friend Joel at my side and Vivas followed in his MX-5 with Dimas. Arriving at Guincho, we had a very cool petrolhead moment, with a caravan of 3 very famous roadsters, in front of me there was an MG B and behind following me there was Vivas’ MX-5, each with its characteristic sound, Guincho was never this epic, for me! The MG B said farewell at the end of Guincho's coastal road and the rest of the trip was relatively quiet, with Vivas being very enthusiastic behind the wheel as we passed Lagoa Azul ... I said relatively! We arrived at Estoril for another rolling shots and another dose of contemplation of this devilish car. What a day, but it was time to deliver the Caterham. I said goodbye to Vivas and I turned again on the highway, this time with Dimas by my side, since Joel had to go get his car. I took the chance that the traffic was still flowing and I realized that I wanted to end the day with one more action. A noisy car and Tunel do Marquês, why not? With some accelerations in the middle... Deafening traffic... Nothing too much, perfectly natural!

Number 108 of Av. Miguel Bombarda in sight, so this day came to an end, it was one of the most epic days of my life, and one of the most vivid driving experiences I've ever had. I wanted to say a lot more, but I would risk worsening what has already happened, getting a too long text... I think you understand, after all, it isn’t every day that we have experiences like this! I hope you have enjoyed both the photos and the text, and do not forget to leave your comments below and share this article!

Finally, I leave a thank you very much to Caterham Cars Portugal, thank you very much for the invitation you gave me in the last Motorclássico Salon that allowed me to get this lifetime’s experience! Now, finally, I can say that I know what a Caterham is and, who knows, if in the future I won’t be the happy owner of one!

I also want to thank Joel for his company, to Vivas for bringing his great mood to this "party", to the Montecarlo Restaurant for not having disappointed us, once again and, finally, to Dimas, for the help he gave me and has given in developing this article!


Specs

ENGINE
_____________________________________
Ford SIGMA

Type
4 Cylinder in-line
16V DOHC
Wet Sump
Longitudinal
Capacity
1596cc
Fueling
Fuel injected, Unleaded 95 RON
Power
137PS at 6800rpm
Torque
165Nm at 4100rpm
Maximum RPM
6800rpm
Combined Fuel Consumption
6,2L/100km (5 speed gearbox)
6.3L/100km (6 speed gearbox)
Emissions
144g/km (5 speed gearbox)
147g/km (6 speed gearbox)

BRAKES
_____________________________________
Front
Discs (Vented as optional, with 4 piston callipers)
Rear
Discs

SUSPENSION
_____________________________________
Front
Double wishbones, anti-roll bar
Coil springs over Caterham Bilstein dampers
Rear
Dedion semi-independent suspension with trailing arms and A-frame linkage

DIMENSIONS
_____________________________________
Length
3100mm (chassis S3)
3300mm (chassis SV)
Width
1575mm (chassis S3)
1685mm (chassis SV)
Height
990mm (chassis S3)
1015mm (chassis SV)
Internal width
930mm (chassis S3)
1110mm (chassis SV)
Luggage capacity
120L (chassis S3)
130L (chassis SV)
Fuel Tank
32L (chassis S3)
36L (chassis SV)
Wheels
185/60R14 (Avon ZTS)


PERFORMANCE
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0-100km/h 
5,0s
Top Speed
196km/h

PRICE
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Caterham 275 available from 43.000€
About 48.000€ (Driven version equiped with Pack S)
About 52.000€ (Pack R)




links
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